terça-feira, 20 de março de 2012

Os tipos de espinhos


Espinhos

Hoje falaremos sobre “espinheiros” e como eles se desenvolvem.

Os espinheiros se desenvolvem em decorrência da terra seca e do clima. Podemos dizer também, da terra fraca.

Existem também espinhos que se proliferam nos campos abandonados. Surgem no campo de trigo, como espécie de joio, estes espinhos brotam em lugares baixos.

Veremos também alguns nomes de espinhos em Hebraico.

kotz” é o nome é o espinho que foi tecido a Coroa do Senhor Jesus.

shayt” é chamado de “sarça”.

shamir” é outro nome hebraico de espinhos.

sirim” é um espinho em que se pega muito fácil o fogo.

Então, podemos ver que os espinhos não são nada bons...

Mas, onde se produzem estes espinhos? E quais são os tipos de terra?

A terra é o nosso coração, a semente é a Palavra de Deus, os espinhos são obstáculos que vêm para tomar a benção do homem.

Em Mateus 13 nos fala da parábola do Semeador, e uma das sementes caiu entre espinhos, vejamos:

Mateus 13:7 “ E outra parte caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na”.

Mas, que tipo de espinhos eram estes que cresceram e sufocaram as sementes?

Mateus 13:22 nos responde: “E o que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”.

Os cuidado deste mundo, onde muitos olham as seduções, prostituições, vícios, as riquezas e as soberbas têm matado o Senhor Jesus Cristo dentro de muitos corações. E, um coração sem o Senhor Jesus é um coração sem Vida, que dizemos ser: Infrutífero.

Em um campo vazio pode nascer espinhos? Sim! Como diz certo ditado popular: Mente vazia, oficina do diabo.

Aqui podemos dizer: Coração vazio, oficina do diabo, pois ele irá tentar plantar todos os tipos de espinhos em seu coração, começando por seduções, prazeres carnais, ódio, vingança, maldade, soberba, etc., e, tudo isto sufoca a palavra e a mata, pois a deixa sem vida, sem crescimento, pois quem dá o crescimento a semente (Jesus) é o Espírito Santo, e sabemos que o Espírito Santo não está nestes exemplos de espinhos que citamos.

Uma das piores coisas que entristece o Espírito Santo é a “prostituição”, sabem porque? Porque é um pecado contra o próprio corpo, pois o Corpo é “Templo do Espírito Santo”

Como podemos destruir o templo que não é nosso e sim do Espírito santo?

O que é terra seca? É um coração sem vida, que necessita algo para produzir bons frutos e este algo é Jesus Cristo. Nele está o “Rios de Águas Vivas” que inunda uma terra seca.

E o clima, se o clima não é bom, não há produção de sementes, e sim, nascerá somente espinhos. O clima somos nós sabermos separar “O Santo do profano”.

Espinhos que brotam em lugares baixos, são aqueles quando o homem se distancia de Deus. Isso também ocorre quando o homem está mal posicionado com o seu Criador.

Muito cuidado para não deixar seu coração abandonado e começar a nascer espinhos.

Mas, como dissemos - alguns nomes de espinhos, o que mais fere e é mais agressivo é o “KOTZ”, e, sua picada como ferimento é semelhante ao de uma lança pontiaguda.

Podemos dizer que este espinho chamado KOTZ é decorrente do pecado de Adão e Eva, quando na desobediência ao SENHOR comeram da árvore do bem e do mal, tornando maldita a terra e se enchendo de espinhos KOTZ, e em Gênesis 3:17-18 nos fala isto: “Espinhos e cardos também te produzirá”.

Jesus trocou a sua Coroa de Glória para levar uma de espinho, isto para dar ao homem “Vida Eterna”.

Jesus sendo “Homem Perfeito” levou aquela Coroa de espinho como pecador.

Jesus sendo em tudo fiel ao Pai, carregou uma cruz igual a um ladrão.

Você tem hoje valorizado a mensagem da Cruz? Ou ainda tece espinhos na Coroa do Senhor Jesus crucifixando-o pela segunda vez através de seus pecados?

Fonte: Marcos Casatti

Nenhum comentário: